Doenças Virais e Bacterianas
Vírus são as menores entidades biológicas conhecidas. A absoluta maioria deles não pode ser visualizada ao microscópio óptico. A maioria dos vírus mede entre 15 e 300 nanômetros (nm).
Diferentes dos outros seres vivos os vírus são acelulares, não são constituídos por células, no entanto precisam delas para se reproduzir, eles são parasitas intracelulares obrigatórios, atacando células de diferentes seres vivos sejam bactérias, protozoários, algas, fungos, plantas e animais, incluindo a espécie humana. Quando estão fora de células hospedeiras, os vírus não se multiplicam nem apresentam qualquer tipo incluí-los entre os seres vivos.
Infecção viral como é chamado à invasão de uma célula por vírus, causa profundas alterações no metabolismo celular podem originar tumores, mas a maioria do fim das células infectadas é a morte que ocorrem quando os novos vírus saem da célula infectada.
O principal reservatório de parasitas causadores de doenças em nossa espécie são os próprios seres humanos, muitas pessoas abrigam vírus em seu próprio corpo e os transmite direta ou indiretamente a outras pessoas.
Doenças Virais causas e transmissões.
Certos vírus não sobrevivem por muito tempo fora do corpo do hospedeiro e necessitam para sua transmissão. Alguns vírus mantêm sua capacidade infectante mesmo depois de permanecer longo tempo fora de um hospedeiro seu reservatório é, portanto, o ambiente não vivo. De modo geral, vírus que atacam o sistema digestório e são eliminados com as fezes tem como reservatório o solo ou a água contaminado por esgotos. Outros vírus são transmitidos por meio de vetores animais, principalmente insetos, sendo conhecidos genericamente como arbovírus, certos mosquitos, por exemplo, adquirem vírus ao sugar sangue de uma pessoa contaminada e o transmitem ao picar pessoas sadias.
• Algumas dessas doenças virais citadas acimas são:
Resfriado Comum; Caxumba; Raiva; Rubéola; Sarampo; Hepatites; Dengue; Poliomielite; Febre amarela; Varicela ou