DOENÇAS VINCULADAS POR ALIMENTOS
RESUMO
Neste trabalho será visto a ocorrência de E.coli em alimentos, principalmente os quais são comidos crus, mal passados e não pasteurizados. Posteriormente as causas de suas incidência e propagação tornando se assim um dos maiores contaminantes de doenças de origem alimentar. Outro fator importante dessa bactéria é a sua resistência aos tipos de antibióticos testados e aos sanitizantes na desinfecção dos alimentos.
INTRODUÇÃO
A microbiota de um alimento é associada à matéria prima e por contribuintes adquirida no processo de manuseio e processamentos e aqueles que sobrevivem ao seu preparo e acondicionamento. Os microrganismos esta presente em todos os seres vivos e no próprio Homem, como é o caso de E.coli que é um habitante natural do intestino que tem um papel benéfico impedindo a proliferação por patógenos e sintetizando algumas vitaminas.
Dentre os similares de E.coli, existe um grupo que provoca doenças em seres humanos, que resulta em infecção assintomática como diarreia ou doenças graves. Vários tipos de cepa de E.coli tem se apresentado em doenças diarreicas. Cepas de E.coli enterohemorragicas(EHEC)estão interligadas em casos de doenças causadas por alimentos principalmente ao consumo de carne moída, vegetais e leite cru. Em casos mais graves do E.coli enterohemorragicas (EHEC) que provoca a doença colite hemorrágica, o quadro do paciente pode piorar levando-o a síndrome urêmica hemolítica (HUS).
As doenças causadas por contaminantes biológicos presente na água e nos alimentos constitui-se em problemas de saúde publica. A transmissão dessas doenças ocorre por meio de ingestão direta ou indireta dos alimentos, na higiene pessoal, na agricultura e no lazer.
ALIMENTOS CRUS
Pode se definir como um alimento segundo aquele cujos constituintes ou contaminantes podem causar perigo á saúde, estão ausente ou em