Doenças vasculares avc
Curso: Psicologia
Disciplina: Neuroanatomia
Professora: Rodrigo Schuster
Alunas: Aletícia Cinelli, Carine de Matos de Brito, Daniela Juliana Perotoni, Cleusa Fernanda Souza e Flavia Toldo
Data: 12/06/2012
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo definir o AVC - Acidente Vascular Cerebral ou AVE - Acidente Vascular Encefálico, assim como suas principais características alterações físicas no Sistema Nervoso, sintomas, um estudo de caso escolhido por sua patologia ser a mesma, dando ênfase a intervenção psicológica dada a estes pacientes. Esta patologia foi escolhida pelo grupo, pois o Acidente Vascular Cerebral, lidera as causas de morte e sequelas neurológicas em todo mundo.
2. CARACTERÍSTICAS DEFINIÇÃO DA PATOLOGIA, CONCEITO – AVC
O acidente vascular cerebral (AVC) refere-se a um complexo de sintomas de deficiência neurológica, durando pelo menos vinte e quatro horas e resultantes de lesões cerebrais provocadas por alterações da irrigação sanguínea, ou seja, quando parte do cérebro deixa de ser irrigada pelo sangue.
3. FISIOPATOLOGIA
O AVC pode ser causado por 02 mecanismos distintos, por uma oclusão ou por uma hemorragia (Cohen, 2001). Existem alterações nos vasos sanguíneos que vão se instalando ao longo dos anos. Muitas vezes, é necessário muito tempo para que elas deixem as artérias enfraquecidas, com risco de ruptura no caso de acidentes hemorrágicos, ou de entupimento nos acidentes isquêmicos. As razões pelas quais essas artérias vão ficando doentes são diversas e variam de pessoa para pessoa. Um AVC isquêmico ocorre quando um vaso sanguíneo é bloqueado, frequentemente pela formação de uma placa aterosclerótica ou pela presença de um coágulo que chega através da circulação de outra parte do corpo (Cohen, 2001). Um AVC hemorrágico (acontece em 10% dos AVC’s) ocorre devido a ruptura de um vaso sanguíneo, ou quando a pressão no vaso faz com