Doenças transmitidas pela água
A falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças que, calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre crianças, principalmente as de classes mais pobres, que morrem desidratadas, vítimas de diarréia causadas por micróbios. No Brasil, infelizmente mais de 3 milhões de famílias não recebem água tratada e um número de casas duas vezes e meia maior que esse não tem esgoto. Isso é muito grave. A água com má qualidade é responsável por 80% das doenças que atingem as pessoas em países em desenvolvimento.Comer alimentos lavados com água contaminada, beber água contaminada, tomar banho em águas poluídas pode gerar riscos a saúde. Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil.
Para evitar doenças transmitidas pela água devemos tomar os seguintes cuidados:
Proteger açudes e poços utilizados para o abastecimento; tratar a água eliminando micróbios e impurezas nocivas a saúde humana; filtrar e ferver a água; não lavar alimentos que serão consumidos crus com água não tratada como verduras, frutas e hortaliças.
Lavar as mãos de maneira adequada antes de qualquer refeição.
DIARREIA
As principais características da diarreia são o aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes, que se tornam aguadas.
Uma das piores complicações da diarreia é a desidratação. Adultos são mais resistentes, mas bebês, crianças e idosos desidratam-se com facilidade. Boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da urina são sintomas de desidratação que, além de diminuir as reservas de água do corpo humano constituído por cerca de 75% de água, reduzem os níveis de dois importantes minerais: sódio e potássio.
Algumas das causas mais comuns de diarréia são os seguintes:
• As infecções bacterianas. Diversos tipos de bactérias consumida através de alimentos ou água contaminada