Doenças transmitidas pela água
A falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças que, calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre crianças, principalmente as de classes mais pobres, que morrem desidratadas, vítimas de diarreia causadas por micróbios. No Brasil, infelizmente mais de 3 milhões de famílias não recebem água tratada e um número de casas duas vezes e meia maior que esse não tem esgoto. Isso é muito grave.
Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil no planeta.
As principais doenças transmitidas pela água
Formas de contração:
Ingestão direta de água contaminada, em geral, em locais onde não há sistema de abastecimento de água tratada, e os grupos populacionais fazem uso de minas, poços, bicas, ou então, utilizam água mineral de fontes contaminadas. Contato da pele ou mucosas com água contaminada por esgoto humano ou por fezes ou urina de animais. A falta de água impede a higienização adequada e pode causar uma série de doenças.
Diarreia infecciosa
A diarreia provocada por micróbios adquiridos pela comida ou água contaminada. Diarreias leves quase sempre acabam sozinhas. É preciso beber líquidos para evitar a desidratação. É importante tomar sais de reidratação oral fornecidos pelos postos de saúde, ou soro caseiro (num copo com água fervida ou filtrada, dissolvemos uma pitada de sal e duas colheres de chá de açúcar). Cólera
A cólera é uma doença infecciosa que ataca o intestino dos seres humanos. A bactéria que a provoca foi descoberta por Robert Koch em 1884 e recebeu o nome de Vibrio cholerae. Ao infectar o intestino humano, essa bactéria faz com que o organismo elimine uma grande quantidade de água e sais minerais, acarretando séria desidratação. A bactéria da cólera pode ficar incubada de um a quatro dias. A cólera é transmitida principalmente pela água e por alimentos contaminados.
Sintomas: náuseas e vômitos; cólicas