Doenças transmitidas pela poluição das aguas
Introdução:
Todos nós sabemos da importância da água para vida humana. Desta forma faz-se necessário entender a definição da água, que segundo o dicionário Michaelis é um “Líquido formado de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, sem cor, cheiro ou sabor, transparente em seu estado de pureza”. Pensando por este lado ela representa um recurso natural imprescindível para o desenvolvimento e sustentação da vida biológica, sendo muito abundante na Terra onde aparece simultaneamente em três estados: líquido, sólido e gasoso (vapor).
Entender como se dá a vida no planeta em torno de um recurso natural limitado como a água é discorrer sobre várias temáticas, sendo assim o objetivo deste seminário está pautado na ampliação dos conhecimentos em torno da água e as principais doenças relacionadas à sua poluição. Este fator é de suma importância principalmente quando se trata de saúde pública, higiene e outras formas.
De acordo com Filho: “os recursos hídricos sempre determinaram a existência humana, a instalação ou a migração das populações em áreas do planeta, o surgimento ou desaparecimento de civilizações. Estando, portanto a saúde humana definitivamente relacionada à existência dos recursos hídricos necessários e sua relação positiva com o meio ambiente. O homem produto e produtor das condições ambientais, em particular a água”.
Antes de podermos discutir algumas questões ligadas à qualidade das águas, temos que entrar em acordo sobre o que entendemos por ‘poluição’. É uma palavra com muitos significados: alguns técnicos, outros emocionais; uns rigorosos, outros flexíveis.
Sem a pretensão de definir o termo, podemos encarar a poluição como um caso de ‘matéria no lugar errado’: a poluição ocorre quando há excesso de uma substância, gerada pela atividade humana, no sítio ambiental errado. Esse tipo de definição, embora não seja adequada para uma análise científica rigorosa, é extremamente útil por nos permitir a discussão de uma série de