Aline*
Qualidade do ar
A qualidade do ar é caracterizada através de diversos indicadores, geralmente expressos pela concentração de um determinado poluente em um intervalo de tempo. Os indicadores mais utilizados são os poluentes: dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO), partículas totais em suspensão (PTS) e ozônio (O3) 1.
A concentração de poluentes na atmosfera irá depender das suas emissões e das condições meteorológicas podendo, em alguns casos, serem transportadas a longas distâncias antes de atingirem o nível do solo. Esse é o motivo pelo qual a emissão de poluentes no ar tem se tornado objeto de acordos e convenções internacionais 1.
Os efeitos que os poluentes exercem sobre a saúde humana e ecossistemas dependem essencialmente da sua concentração e do tempo de exposição. Além disso, a pré-disposição do indivíduo que irá determinar a maior ou menor severidade dos efeitos, como idade, estado nutricional, condição física ou predisposições genéticas 1.
A problemática poluição vem, portanto, sendo trabalhada no campo da saúde pública. Os efeitos da poluição do ar se manifestam principalmente sob a forma de doenças crônicas, prejudicando a qualidade de vida das populações afetadas, ou podem ainda, em situações extremas, levar ao aumento da mortalidade em áreas com grandes concentrações de poluentes 2.
A forma mais evidente e rotineira de poluição do ar que se encontra nos grandes centros urbanos é a queima de combustíveis fósseis que movimenta a frota de caminhões e ônibus. Dos poluentes emitidos por motores a diesel destacam-se: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), óxidos sulfúricos (SOx), óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos aromáticos (HA)3.
Abaixo estão descritos os principais poluentes, suas fontes e seus efeitos para a saúde humana e ecossistemas:
· Dióxido de enxofre (SO2):
Fontes: atividade vulcânica e queima de combustíveis fósseis.
Efeitos: Irritante para as mucosas