Poluição da água
Atualmente, um dos assuntos mais abordados na sociedade, é a preocupação com o meio ambiente. A cada dia aumenta a frequência de noticias e preocupações em relação as queimadas, poluição do ar, desmatamentos, destruição de florestas e principalmente fatos relacionados à água como : poluição por esgoto doméstico, vazamentos de óleo, resíduos industriais e agroquímicos, assoreamento de rios devido a desmatamentos clandestinos e destruição de matas ciliares, causando aumento da ocorrência e da gravidade das enchentes, reservatórios destinados ao abastecimento das populações com cada vez menor quantidade e qualidade de água disponível. Dar-se a preocupação em relação ao desperdício e a falta de cuidados com os reservatórios de água potável.
O assunto aqui abordado, possibilita uma melhor visão do que se acontece quando não cuidamos da água, as etapas da degradação desse bem natural e as consequências que podemos sofrer. É importante questionar o quanto é desafiador e real o cenário causado pelo impacto da poluição.
O trabalho abrange tanto a poluição da água salgada como da água doce e trabalho traz questões devidamente relativas ao longo deste estudo, esclarecendo dúvidas e fazendo um levantamento de soluções para esse problema ambiental.
Poluição da Água
O habito de se jogar detritos nos cursos de água e na natureza, é um ato humano de muitos séculos. Tal ação, contudo, não causava transtornos, pois os rios lagos e oceanos possuem processo de auto purificação. No entanto, o volume de detritos jogados nas águas, foram crescendo consideravelmente, ultrapassando as capacidade de purificação dos rios, mares e oceanos. Então o antigo hábito que parecia simples, tornou-se um grandes problema à manutenção da qualidade de vida, especialmente nas cidades.
Aqui na Terra sabe-se, por exemplo, que cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta pelas águas. Desse total, 97,5% é água salgada e somente 2,5% é água doce. Quanto à água potável,