DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMÍSIVEL
Aluna: Ana Beatriz Araujo de Carvalho
Doenças sexualmente transmissíveis (DST)
Aids: A sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa. Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. A Aids é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são : transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A Aids também pode ser transmitida da mãe para o filho durante a gestação ou amamentação.
Herpes: O herpes é uma infecção viral transmitida sexualmente que afeta a pele ou as membranas mucosas dos genitais. O vírus do herpes simples (HSV) é transmitido de uma pessoa a outra durante o contato sexual. Você pode se infectar com herpes quando a pele, a vagina, o pênis ou a boca entrarem em contato com os de uma pessoa que já tenha herpes. O herpes é mais comumente transmitido pelo contato com a pele de uma pessoa infectada que tem lesões visíveis, bolhas ou erupções, mas você também pode contrair herpes pelo contato com a pele de uma pessoa infectada quando NÃO há lesões. Como o vírus pode ser transmitido mesmo quando não há sintomas ou lesões presentes, um parceiro sexual que tenha sido infectado com herpes no passado, mas que não tem lesões ativas de herpes pode transmitir a infecção a outras pessoas.
Uretrite: É uma inflamação que acomete a mucosa que reveste a uretra. Diversos microrganismos podem acabar penetrando no corpo através da uretra. Na grande