Doenças Sexualmente Transmissíveis
de
BIOLOGIA
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Prevenção e Causas
As principais estratégias de prevenção empregadas pelos programas de controle envolvem: a promoção do uso de preservativos, a promoção do uso de agulhas e seringas esterilizadas ou descartáveis, o controle do sangue e derivados, a adoção de cuidados na exposição ocupacional a material biológico e o manejo adequado das outras DST.
Alguns acham que pegam em privadas, locais públicos, bebedouros etc. Mas, isso é uma mentira:
As DSTs são contraídas pelo contato direto com a bactéria ou o vírus através do sexo vaginal, anal ou oral. Eles são sensíveis às condições ambientais e não sobrevivem muito tempo fora do corpo humano, ainda mais em privadas, diz a médica Nancy L. Snyderman, autora de “Mitos da Saúde” (ed. Sextante), em entrevista à revista MÁXIMA. No entanto, é importante utilizar uma proteção sanitária para não pegar chato, um tipo de piolho. Se não encontrá-la, use um método infalível: o agachamento.
Prevenções
Preservativos
Os preservativos masculinos e femininos são a única barreira comprovadamente efetiva contra o HIV, e o uso correto e consistente deste método pode reduzir substancialmente o risco de transmissão do HIV e das outras DST.
Espermicidas
Os produtos espermicidas à base de nonoxinol-9 são capazes de inativar o HIV e agentes de outras DST "in vitro", e poderiam ter um papel importante na redução da transmissão sexual do HIV, se usados em associação com os preservativos. Entretanto segurança e eficácia dos espermicidas atualmente disponíveis, não estão bem estabelecidas.
Tratamento
Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução.
Outras têm o tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora dos sintomas iniciais. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, já que, em diversos casos de DST, não é fácil diferenciar os sintomas das reações orgânicas comuns de seu