doenças sexualmente transmissíveis.
SIDA.
- O que é? A sida (síndrome de imunodeficiência adquirida) é uma doença provocada pelo vírus VIH (vírus da imunodeficiência humana). Este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer ‘inativo’ (as pessoas chamam-se seropositivas) ou ‘ativo’ destruindo o sistema imunitário da pessoa. Um individuo infetado com este vírus pode contrair e desenvolver infeções muito variadas ou mesmo certos tipo de cancro, a sida ainda não tem cura, sendo mesmo mortal.
- Sintomas.
Apenas alguns desenvolvem ao serem contagiados, os primeiros sintomas são muito parecidos com a gripe) febre, transpiração e debilidade geral) e em cerca de 30% dos casos verifica-se também um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas. Estes pacientes não associam este mal-estar com a sida, pensam que se trata de um forte esgotamento, se o inchaço dura 3 meses, quase podemos estar seguros que essa pessoa é portadora do vírus.
- Formas de prevenção.
Como é óbvio a única prevenção é não ter relações sexuais com portadores do vírus, mas isto por vezes é impossível de saber quando o próprio portador não sabe, então a única prevenção possível é o preservativo.
- Formas de contágio.
Partilhar lâminas, partilhar escovas de dentes, relações homossexuais, relações heterossexuais, tatuagens, partilha de seringas.
SÍFILIS.
- O que é?
Esta doença é provocada pela bactéria Treponema Pallidum, que apesar de ser contagiosa e perigosa é curável se for tratada a tempo, a sífilis ataca qualquer tecido desde a pele aos ossos, fígado, órgãos genitais e olhos. O seu maior perigo é alcançar a sistema nervoso e o coração, o que pode levar à morte A bactéria de sífilis, para sobreviver, precisa de um ambiente quente e húmido.
-Sintomas.
Inicia-se 3 semanas após o contágio, no local da infeção, na região genital, um pequeno nódulo rosado que evolui para uma úlcera indolor. Na segunda fase da doença, há uma erupção cutânea com sintomas