Doenças sexualmente transmissíveis
Biologia 12º ano
2011/2012
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Introdução
A realização deste trabalho foi no âmbito da disciplina de Biologia de 12º ano, para dar a conhecer melhor algumas das DST existentes.
Estas doenças venéreas, conhecidas como DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis) são infecções transmitidas através de relações sexuais. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são os principais agentes causadores destes tipos de doenças.
Uma das principais formas para se evitar tais doenças é o uso correto e frequente de preservativos. Os vírus, bactérias e fungos acabam sendo transportados pelo sémen e por fluidos sexuais. Desta forma, a utilização de alguns métodos contraceptivos impede a transmissão dos agentes causadores.
Estas doenças devem ser tratadas de forma rápida e correta, pois o desenvolvimento delas no corpo humano pode acarretar sérios problemas de saúde. Infertilidade, doenças neonatais, cancro anogenital, comprometimento do aparelho reprodutor e até mesmo a morte.
Objetivos
Os objetivos deste trabalho são dar a conhecer:
O conceito de DST, Doenças Sexualmente Transmissíveis;
Os métodos contracetivos que se usa para se evitar estas doenças;
As DST que se vai tratar neste trabalho;
Qual o modo de transmissão, os sintomas, e sugestões de tratamento.
O que são as DST?
A sigla DST surgiu para abreviar o conceito de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Como o próprio nome indica, são doenças transmitidas preferencialmente pela via sexual, embora haja formas de contacto não-sexuais, mas por isso, serem menos frequentes.
Dentro das DST, podemos incluir a Candidíase, a Gonorreia, a Sífilis e o HPV (Condiloma ou verruga genital) que são transmitidas essencialmente por contacto genital, porém a Candidíase não é uma doença exclusivamente transmitida por contacto sexual, mas sim devido a desequilíbrios