Doenças sexualmente transmissíveis
O sexo é importante na nossa vida. Ele nos dá prazer e, às vezes, filhos. Sexo é sinal de saúde, permite demonstrar carinho e confiança.
Existem, entretanto, inimigos de nossa saúde sexual. Temos que conhecê-los para nos defendermos deles, e ter uma vida mais feliz.
Os principais inimigos da nossa saúde sexual são invisíveis, entre eles estão os micróbios que se aproveitam de nossas relações sexuais para transmitirem de uma pessoa para outras, provocando doenças. Estas doenças são chamadas doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Quem pode pegar uma doença sexualmente transmissível?
Qualquer um pode pegar uma doença sexualmente transmissível porém, o risco é maior em pessoas que trocam freqüentemente de parceiro(a) sexual e que não usam preservativo (camisinha),que hoje têm sido um dos métodos mais eficazes de se prevenir as DST e impedir sua disseminação.
Vários tipos de agentes infecciosos (vírus,bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST,gerando diferentes manifestações,como feridas,corrimentos,bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas corretamente.Outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes,apesar de falsa sensação de melhora.As mulheres representam um grupo que deve receber uma atenção especial,uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para se tornarem perceptíveis ou confundem-se com as reações orgânicas comuns de seu organismo.Isso exige da mulher,em especial aquelas com vida sexual ativa,independente da idade,consultas periódicas ao serviço de saúde.
As DST mais comuns são:
-Sífilis;
-Herpes genital;
--Condiloma acuminado;
-Gonorréia;
-Aids;
Sífilis
A sífilis é uma doença de transmissão sexual muito traiçoeira, porque os sintomas podem desaparecer, dando a impressão de cura; se não tratada, a doença vai progredindo dentro do nosso corpo. Depois de até vários anos pode aparecer