Doenças respiratórias ocupacionais
CEREST Ouricuri: PNEUMOCONIOSES RELACIONADAS AO TRABALHO
0
mais
Próximo blog»
Criar um blog
Login
CEREST Ouricuri
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
TERÇA-FEIRA, 4 DE OUTUBRO DE 2011
QUEM SOU EU
Cerest Ouricuri
PNEUMOCONIOSES RELACIONADAS AO TRABALHO
CEREST Ouricuri
Visualizar meu perfil completo
Introdução
A rede SUS deve estar preparada para identificar casos de pneumoconioses, por meio do protocolo único do sistema de identificação.
Além da rede de atendimento ambulatorial, da rede hospitalar do SUS, no âmbito da Atenção Básica de Saúde, o protocolo deve contemplar mais dois programas implementados pelo Ministério da Saúde: o Programa
Saúde da Família (PSF) e o Programa de Controle da Tuberculose.
O PSF tem por objetivo desenvolver ações de promoção, prevenção, e recuperação da saúde para a família, utilizando uma equipe formada por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário. Deve gerar práticas de saúde que possibilitam a integração das ações individuais e coletivas, cujo desenvolvimento exige profissionais com visão sistêmica e integral do individuo, da família e da comunidade.
Entretanto, é necessário ampliar a visão para as relações sociais de produção, que envolvem a família, incluindo a vocação econômica da região e município, os processos de trabalho relacionados ao núcleo familiar, ao trabalho formal e informal, identificando os potenciais fatores de risco existentes. Esse protocolo apresenta um elemento reduzido para possível identificação dos possíveis fatores de risco para o desenvolvimento das pneumoconioses que deve ser utilizados pelos profissionais da rede SUS e do PSF (Pergunta que deve ser incluída na anamnese das unidades básicas)
“No seu emprego ou atividade atual, ou em algum emprego ou atividade anterior, o Sr (a). trabalha ou trabalhou exposto a substâncias tais como poeiras, fumaças, gases ou vapores irritantes?
Em caso de afirmativo,