Doenças que acometem a gestação
Trabalho apresentado à disciplina Materno Infantil do Instituto Técnico de Enfermagem e Saúde.
Doenças que mais acometem a gestação.
Professor da Disciplina: Mônica Caldas
Patologias: Pré-eclâmpsia e Eclâmpsia
O que é?
A hipertensão arterial específica da gravidez recebe o nome de pré-eclâmpsia e, em geral, instala-se a partir da 20ª semana, especialmente no 3° trimestre. A pré-eclâmpsia pode evoluir para a eclâmpsia, uma forma grave da doença, que põe em risco a vida da mãe e do feto. As causas dessas enfermidades ainda não foram bem estabelecidas. O que se sabe é que estão associadas à hipertensão arterial, que pode ser crônica ou especifica da gravidez.
Sinais e Sintomas:
Os sinais mais conhecidos são o aumento de pressão arterial e a presença de proteína na urina após 20 semanas de gestação, mas a pré-eclâmpsia pode existir mesmo sem esses sinais
Sintomas da pré-eclâmpsia (que também pode ser assintomática): hipertensão arterial, edema (inchaço), principalmente nos membros inferiores, que pode surgir antes da elevação da pressão arterial, aumento exagerado do peso corpóreo e proteinúria, isto é, perda de proteína pela urina.
Sintomas característicos da eclâmpsia: convulsão (às vezes precedida por dor de cabeça, de estômago e perturbações visuais), sangramento vaginal e coma.
Cuidados de enfermagem:
Incentivar o acompanhamento pré-natal criterioso e sistemático da gestação; orientar a gestante a fazer repouso, medir com frequência a pressão arterial.
Patologia: Infecção do Trato Urinário.
O que é?
É quando há proliferação bacteriana dentro do trato urinário, ou seja, bactéria dentro do sistema urinário contaminando a urina. A urina normalmente é estéril.
A gravidez deixa as mulheres mais suscetíveis às infecções do trato urinário, porque os hormônios da gestação afrouxam os