DISPAREUNIA O Que
A dispareunia é um transtorno sexual caracterizado pela sensação de dor genital durante o ato sexual. Podendo ocorrer tanto em mulheres quanto em homens, sendo que é mais comum entre as mulheres que descrevem a dor como uma sensação na parte superficial, ou até mesmo na parte profunda, e a intensidade pode variar de um leve desconforto até uma forte dor aguda, mas pode ocorrer também antes e depois do intercurso. Ressaltando que é mais frequente do que se pensa, podendo atingir até 50% das mulheres com vida sexual ativa.
Quais são os tipos de dispareunia?
Primária: Quando acontece desde a primeira relação ou tentativa de relação sexual.
Secundária: As relações sexuais eram normais e, a partir de determinada época, passaram a causar desconforto e dor.
Situacional: A dispareunia ocorre apenas em determinadas ocasiões ou certos parceiros.
Generalizada: A mulher é incapaz de conseguir qualquer tipo de penetração, sem que essa se acompanhe de desconforto.
O que causa a dispareunia?
É importante destacar que o distúrbio se origina na interação de um conjunto de fatores e não de uma causa isolada. Podendo ser causada por fatores orgânicos ou psicológicos.
Fatores Orgânicos: Infecções genitais. Doenças de pele que acometem a região genital. Doenças sexualmente transmissíveis. Infecção ou irritação do clitóris. Doenças que acometem o ânus. Irritação ou infecção urinária. Nos homens, podemos destacar a fimose, doenças de pele, herpes genital, doenças do testículo e da próstata.
Fatores Psicológicos: Dificuldade em compreender e aceitar a sexualidade de uma maneira saudável. Crenças morais e religiosas muito rígidas. Medos e tabus irracionais quanto ao contexto sexual. Falta de desejo em fazer sexo com o(a) parceiro(a). Medo de machucar o bebê, quando durante a gestação. Falta de informação. Traumas infantis relacionados à sexualidade. Sentimento de culpa na vivência da sexualidade.
Como é feito o tratamento?
O primeiro passo é consultar um médico. No