Doenças psicossomaticas no trabalho
a. A visão biopsicosocial que fundamenta tal doença.
b. O modo como ela ocorre
c. O papel do Gestor de Pessoas na prevenção
RESP: a) As doenças psicossomáticas surtem efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas.
Na visão dos profissionais de saúde que compreendem o ser humano de forma integral, não pode ser compreendida como um adjetivo para alguns tipos de sintomas, pois tanto a medicina quanto a psicologia estão percebendo que não existe separação ideal entre mente e corpo que transitam nos contextos sociais, familiares, profissionais e relacionais. Então, psicossomática é uma palavra substantiva que pode ser empregada para qualquer tipo de sintoma, seja ele físico, emocional, psíquico, profissional, relacional, comportamental, social ou familiar.
b) As doenças psicosomaticas no trabalho ocorrem na forma de defesa do organismo em função de agentes como incertezas, nervosismos, ansiedade, entre outros sentimentos que um trablho pode gerar, fazendo com que ocorra estresse, dores de cabeça e na barriga, tremores, travamento de dentes, etc.
c) O papel do gestor de pessoas é monitorar constantemente como se manifestam tais doenças no ambiente de trabalho, avaliando suas consequências e impactos, seja na saúde dos indivíduos seja nos resultados organizacionais.
Ex02) Quando se busca realizar analise do mercado, quais são os seus aspectos que devem ser tomados como objetos de investigação?
RESP: A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua.
Análise da Indústria/Setor, Descrição do Segmento de Mercado,Análise SWOT do produto/serviço, Análise da