Doenças periodontais e sua relação com doenças respiratória
As evidências acumuladas sugerem que as doenças orais, particularmente a doença peridontal, podem influencias o curso da infecção respiratória.Visaremos descrever a maioria das doenças respiratórias, causadas ou influenciadas por bactérias, pois as evidências epidemiológicas apoiam o papel das bactérias orais nos processos respiratórios infecciosos respiratórios, e os principais mecanismos que explica o papel das bactérias orais nesse processo.
Conhecer os fatores etiológicos destas doenças e o mecanismo de desenvolvimento delas é de extrema importância para a elaboração de um tratamento eficaz e implantação de métodos preventivos. É justamente neste aspecto que torna-se importante conhecer as principais fontes de patógenos das infecções respiratórias. Estudos demonstram que os dentes podem servir como um reservatório de infecções respiratórias
Fica bastante clara a importância da realização de um diagnóstico conjunto, levando em conta as condições respiratórias e periodontais do paciente. Desta forma é possível instituir um tratamento mais eficiente e que leve a um prognóstico melhor do caso inclusive fortalecendo a idéia de um procedimento preventivo periodontal, a fim de obter um controle da microbióta oral que permita uma evolução mais racional no processo de cura das doenças respiratórias.
Pneumonia Bacteriana
É um grupo de doenças causada por uma grande variedade de agente infecciosos, incluindo bactérias, que provocam infecção no pulmão, ela pode ser uma infecção de risco especialmente em pessoas idosas e pacientes imunocomprometidos, é uma causa significativa de morbidade e mortalidade. A pneumonia pode ser classificada como adquirida na comunidade ou nos hospitais (nosocomiais) Esses tipos de pneumonias são diferentes em relação ao tipo de agente causador (tabela 6-1).
A pneumonia bacteriana adquirida na comunidade está geralmente associada a Streptococcus pneumoniae, e