doenças parasitárias
* Sistema nervoso entérico - O sistema nervo entérico faz parte do sistema nervoso autônamo. O sistema nervoso entérico é uma rede de memórias que integram o sistema digestivo ( trato gastrointestinal, pâncreas e visícula biliar). É formado principalmente pelos plexos mioentérico e submucosa. Pode funcionar de modo independente, mas o sistema nervoso simpático e o parassimpático são capazes de ativar as suas funções.
* Nervos Cranianos - nervos cranianos são 12 pares de nervos que surgem do encéfalo que são identificados tanto por seus nomes quanto pelos números romanos. De certa forma os nervos cranoanos podem conter multiplos componentes funcionais que são eles: Geral, Especial, Aferente, Somático e Visceral.
*Sistema de Visão I - Bulbo do olho é protegido pela pálpebra, a qual em combinação com o aparelho lacrimal, mantêm a córnea úmida através de uma fina camada, situada inferiormente de filme lacrimal que recobre a superfície exposta do bulbo do olho( túnica conjuntiva e córnea). Irritação excessiva, dor ou emoção aumentam a produção de lágrimas. O Bulbo do olho é constítuido por três camadas concêntricas: Fibrosa, cascular e retina.
* Sistema de Visão II - A retina é uma camada muito fina de tecido que é uma extensão direta do encéfalo com a maioria dos seus axônios das células glanglionares percorrendo posteriormente através do nervo óptico para alcançar suas primeiras sinopses ( zona ativa de contato entre uma terminação nervosa e outros neurônios, células musculares ou células glandulares. A luz passa através do meio de refração do olho ( córnea, humor aquoso, lente e humor vítreo) para afetar a retina neural, onde ela passa através da espessura da retina para finalmente encontrar as células fotorreceptoras situadas em uma camada de epitélio pigmentado.
* Sistemas da Audição e Vestibular I - O ouvido interno ou labirinto é constituido pelos sistemas coclear e vestibular . A cóclea é o orgão sensorial