Doenças Ocupacionais
Administração e Ciências Contábeis
Catarina D’El - Rei
Doenças Ocupacionais nas Organizações
Ilhéus – BA
2014
1.1 Problemática
Quais os motivos que levam as pessoas à se estressarem no ambiente de trabalho ?
1.2 Objetivo Geral
Pesquisar os motivos e a insatisfação no ambiente de trabalho.
1.3 Objetivo Específico
Verificar o tipo de trabalho que o colaborador executa.
Analisar as condições em que o trabalhador realiza suas tarefas.
Identificar a relação chefe – colaborador.
2. Justificativa
2.1 Referencial Teórico
O Estresse Ocupacional se caracteriza pelo desequilíbrio físico e psicológico no ambiente organizacional. Existem muitos fatores que podem desencadear o estresse, como por exemplo: longas jornadas de trabalho, ritmo muito acelerado, variação de horas extras entre vários outros fatores. Algumas empresas não identificam o estresse no colaborador, sendo assim, acabam por desencadear problemas de saúde, afetando no convívio com os colegas de trabalho e também na produtividade da empresa. A competitividade aumentou significamente nos últimos anos, com isso, as rotinas ficaram extremamente estressantes e os funcionários acabam sendo submetidos à pressão para buscar melhores resultados e melhor desempenho no ambiente de trabalho, afetando na qualidade de vida.
Segundo Renner,Tanny (2012 p.297), o estresse é uma parte normal da vida – e não necessariamente algo de todo ruim. Por exemplo, sem o estresse, talvez não ficássemos suficientemente motivados de forma a completar as atividades que precisamos terminar.
De uma forma ou de outra, sem a pressão exercida sobre o indivíduo, os prazos estabelecidos dentro do ambiente organizacional poderiam não ser cumpridos.
A ergonomia se preocupa com as condições do trabalho, como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e