AIDS
O HIV encontra-se no sangue, no sémen, nos fluídos vaginais e no leite materno.
O vírus pode ser transmitido através de:
● Troca de fluídos corporais infectados com o HIV, como por exemplo sémen, fluídos vaginais ou sangue durante relações sexuais vaginais ou anais se proteção. Outras doenças transmissíveis por via sexual aumentam o risco de transmissão do HIV. Em todo o mundo, o canal de transmissão mais significativo é através de relações heterossexuais.
● Sangue, incluindo transfusões de sangue contaminado, equipamento médico, cirúrgico ou dentário, injeções de droga intravenosas e instrumentos de perfuração da pele.
● Gravidez, parto ou alimentação mamária, no caso de a mãe estar infectada pelo HIV.
O HIV NÃO É TRANSMITIDO:
● O HIV não é transmitido através de saliva, lágrimas, vómito, fezes ou urina.
● O HIV não passa através de pele não ferida, pois esta forma uma barreira eficaz.
● O HIV não alastra devido ao contato casual tal como tocar em alguém com HIV ou em algo que estes tenham usado, como por exemplo: piscina
● Tratar ou cuidar de alguém com HIV não é arriscado desde que se sigam precauções sensatas, tais como desfazer-se cautelosamente das agulhas e manter os cortes cobertos.
● O HIV não é transmitido por mosquitos.
● O HIV não é transmitido a uma ou por uma criança através de abraços, do banho, da alimentação ou das brincadeiras.
Uma pessoa infectada com o HIV não é um perigo para a saúde pública. Os adultos, os jovens e as crianças precisam saber que não correm quaisquer riscos de apanharem o vírus através de contato social vulgar com adultos ou crianças infectados com HIV. Os profissionais da área da saúde podem desempenhar um papel da maior importância no encorajamento de pessoas de todas as idades a serem solidárias para com as pessoas infectadas com o HIV.
Prevenção
- praticar sexo seguro: evite dividir secreções sexuais e sangue de qualquer maneira.
- Peça para seus parceiros sexuais fazerem o teste do HIV
-