Doenças Ocupacionais
1- Como podemos situar o adoecimento no trabalho?
O adoecimento no trabalho se dá a exposição prolongada de ocasiões estressantes que podem gerar o desenvolvimento de várias enfermidades. A sociedade atual se estruturou de forma a passar grande parte das nossas vidas no trabalho, por isso se dá as constantes e muitas formas de enfermidade no trabalho.
2- Quais os principais temas que tratam do adoecimento psicossomático?
Angústia e ansiedade designam um sentimento penoso de espera ou um medo sem objeto; constituem um estado afetivo doloroso, desencadeado por um perigo imaginário, ou sinalizando-o, em geral inconsciente, o que distingue do medo, estado afetivo, diretamente ligado à ameaça representada por um objeto ou situação definidos.
3- Cite e comente duas fontes de estresse hoje.
Estresse no ocupacional: Aquele relacionado ao trabalho, pode ser definido como as respostas prejudiciais, físicas e emocionais, que ocorrem quando as exigências do trabalho não correspondem às capacidades, recursos ou necessidades do trabalhador. Este pode ser considerado um problema prevalente e oneroso que está muito presente nos locais de trabalho atualmente.
Estresse no cotidiano: A violência é um dos grandes estressores, seja pela ansiedade de não saber se será a próxima vítima de um assalto ou sequestro relâmpago, ou pela vivência do ato violento em si.A sensação de que o tempo passa muito rápido; a ansiedade de tentar fazer o melhor, mas nem sempre conseguir; as dúvidas quanto a nossas escolhas; o caos no trânsito, que piora a cada dia, são algumas situações que nos angustiam e são fontes de estresse no cotidiano.
4 – De que maneira podemos situar o estresse?
O estresse é situado como alterações fisiológicas que processam no organismo, quando se encontra em situação que requeira adaptação.
5 – Como o corpo responde a fatores estressores?
Nosso organismo adaptou-se a condições estressoras quando ainda vivíamos em cavernas, assim