Doenças Ocupacionais
É a alteração na saúde do trabalhador, provocada por fatores ambientais associados ao trabalho.
Muitas vezes o trabalhador não sabe que a sua doença é ocupacional, porque ela aparece depois de muitos anos, as vezes seus sintomas podem aparecer após 20 anos e assim dificultando o diagnóstico que caracteriza uma doença ocupacional.
Por volta do século XVI, surgiram as primeiras relações de trabalho e doença, mas foi apenas em 1700 no século XVIII, que foi relatado no livro “DE MORBIS ARTIFICUM DIATRIBA” (AS DOENÇAS DOS TRABALHADORES) escrito por Bernadino Ramazzini, uma série de doenças relacionadas com mais de 50 profissões diferentes.
Como se adquiri uma doença ocupacional?
Pode ser adquirida através da exposição do trabalhador a agentes químicos, físicos, biológicos ou radioativos, em situações acima do limite permitido por lei, sem a utilização de roupas e/ou equipamentos de proteção coletiva ou individual compatíveis com o risco exposto.
Diferenças entre:
Doença Ocupacional: É a alteração na saúde do trabalhador causada por exposição excessiva a agentes químicos danosos em curto, médio e longo prazo.
Doença do Trabalho: É a doença que o trabalhador adquiriu durante a sua vida laboral.
Algumas Doenças do Trabalho
Síndrome do túnel do Carpo
Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e a síndrome do túnel do carpo.
Causas
A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide),