doenças ocupacionais
Como se pega a doença?
Através do ar contaminado com o “bacilo de Koch”, eliminado pelos pacientes com tuberculose não tratados, através da fala, tosse e espirro. A tuberculose não se transmite pelo sexo e pelo sangue contaminado.
Todo paciente com tuberculose pode transmitir a doença?
Não, somente os pacientes com a doença no pulmão que sejam bacilíferos, ou seja, aqueles que eliminem o “bacilo de Koch” no ar. Pacientes com outras formas da doença (óssea, renal e etc.) não transmitem o micróbio.
As pessoas que moram com um paciente tuberculoso podem pegar a doença?
Sim. Por isto é tão importante que todos as pessoas que residem com o paciente tuberculoso compareçam ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa, para realização de consulta médica e, eventualmente, de alguns exames.
É preciso separar copos, talheres, pratos e outros utensílios do paciente com tuberculose?
Não, estes não transmitem o “bacilo de Koch”.
É possível prevenir a tuberculose?
Sim. Existe uma vacina, chamada BCG, aplicada no primeiro mês de vida, que é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, principalmente nas crianças. Para prevenir a doença é também muito importante identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para trata-los mais rapidamente, reduzindo a chance de contaminação do ambiente. É importante também que o doente, ao tossir e espirrar, tenha o cuidado de proteger a boca e o nariz.
Em alguns casos, avaliados pelo médico, pode ser necessário o uso de remédios por seis meses para que a doença seja prevenida.
SINTOMAS E SINAIS DA DOENÇA
O que sente um paciente com tuberculose?
Os principais sintomas são tosse (em geral que persiste por mais de 15 dias), febre (mais freqüente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.
A doença só atinge o pulmão?
Não, outros órgãos podem ser afetados tais como as meninges (meningite), ossos, rins, coração e outros.
A tuberculose mata?