Doenças Ocupacionais
Segurança
“Doenças Ocupacionais”
HTP RCP 4-8ª
• Geziel Santos
• João Gabriel
O QUE SÃO DOENÇAS
OCUPACIONAIS?
É designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente ou uma atividade no trabalho.
Classificação das doenças ocupacionais: Doenças profissionais ou tecnopatias:
São o grupo de doenças que se caracteriza por serem sempre causadas pela atividade ocupacional.
Doenças do trabalho ou mesopatias:
É aquela que tem ligação com o ambiente onde o trabalho é exercido.
Tipos de doenças profissionais: Entre as doenças profissionais mais frequentemente registradas no Brasil incluem-se as lesões por esforços repetitivos (as LER/DORT), a surdez profissional (PAIR), as doenças pulmonares ocupacionais, as doenças de pele (dermatoses ocupacionais), as intoxicações pelo benzeno, por metais pesados ou por agrotóxicos e, o câncer ocupacional.
Tipos de doenças do trabalho: As doenças relacionadas ao trabalho podem afetar o sistema musculoesqueléticas, afetar o sistema nervoso, desenvolver câncer, surdez, problemas respiratórios e de pele e problemas mentais, mas vai depender sempre do tipo de trabalho que o indivíduo desenvolve. Exemplos
Pneumoconioses
Dermatose Ocupacional
Asma Ocupacional
LER/DORT
PAIR
Distúrbios Mentais
Informações estatísticas
Segundo a OIT, as doenças profissionais causam um número de mortes seis vezes maior do que os acidentes laborais. Das
2,34 milhões de mortes anuais, a grande maioria, cerca de
2,02 milhões, são causadas por doenças ocupacionais. Os dados revelam uma média diária de 5.500 mortes. A estimativa da OIT é que a cada ano ocorrem 160 milhões de casos não fatais de doenças relacionadas ao trabalho.
Para a organização mundial, as doenças profissionais representam um enorme custo, tanto para os empregadores, trabalhadores, suas famílias e para o