Doenças ocupacionais
Dermatoses Ocupacionais As causas da dermatose são constituídas por agentes biológicos (radiações, calor, frio e eletricidade), físicos e químicos (cimentos, solventes, óleos de corte, detergentes, ácidos, etc.), existentes no meio ambiente e que atuariam diretamente sobre a pele. Os sintomas são alterações da pele e mucosas. Os trabalhadores em fabricas químicas são os mais prejudicados com esta doença.
Distúrbios Osteomusculares Está doença é adquirida através de problemas com o local de trabalho e com movimentos repetitivos. Qualquer seja o posto de trabalho os empregados estão sujeitos a esta doença, porém trabalhadores no setor de industrias podem ser os mais prejudicados. Os sintomas são: Sensação de desconforto nos membros, a força do músculo reduz com o tempo, a ansiedade e a depressão também serão notáveis. Os membros atingidos são: as mãos, os punhos, antebraços, cotovelos, braços, ombros e pescoço.
Pneumoconioses Doenças Pulmonares ocasionadas pela inalação de poeiras e substancias que o organismo pouco consegue combater com seus mecanismos de defesa. As ocupações que expõem os trabalhadores ao risco estão presentes em vários ramos como mineração e transformação de minerais, metalurgia, cerâmica, vidros, construção civil, agricultura, industria de madeira, entre outras. Os sintomas da pneumoconioses somente aparecem quando a doença já esta instalada a muito tempo, gerando uma tosse seca persistente.
Bronquite Crônica É a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões. Os sintomas podem incluir: desconforto no peito, tosse que produz muco, fadiga, ronco ou chiado no peito,