Doenças nos Músculos e nos Ossos
O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células (fibras musculares), o que determina a movimentação dos membros e das vísceras.
Órgão do corpo caracterizado por sua capacidade de contração, geralmente em resposta a um estímulo nervoso.
Certos tipos de doenças ou complicações podem atingir os tecidos musculares, entre elas estão:
ATROFIA MUSCULAR
Definição:
Emaciação ou perda de tecido muscular resultante de uma doença ou por inatividade.
A atrofia muscular que é resultante mais de uma doença que de inatividade, se classifica como uma de dois tipos: aquela decorrente de dano aos nervos que suprem os músculos, e a doença do próprio músculo.Mesmo a atrofia muscular leve geralmente resulta em alguma perda de mobilidade ou de força dos músculos.
Causas comuns: atrofia moderada que ocorre normalmente no processo de envelhecimento acidente cerebrovascular (derrame) lesão da medula espinal distrofia miotônica
Joelhos normais Joelhos com atrofia
TENDINITE: È uma inflamação de um tendão.
Quando o músculo e o tendão são muito solicitados, por exemplo, em tarefas repetitivas, origina-se um processo inflamatório do tendão e da sua bainha originando dores, que na fase inicial são associadas à execução da tarefa.
Como exemplos têm os trabalhos em linhas de montagem, o uso diário e prolongado do computador e a prática incorreta ou intensiva de uma atividade desportiva.
MIASTENIA GRAVIS É uma doença crônica que causa fraqueza e fadiga anormalmente rápida dos músculos voluntários(músculos que você tem o comando consciente sobre eles, ou seja, aqueles que você pode mover no momento que quiser). A fraqueza é causada por um defeito na transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos.
O primeiro sintoma frequentemente verificado