Doenças neuromusculares
DOENÇAS NEUROMUSCULARES – CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO, ETIOLOGIA, EPIDEMIOLOGIA, CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS, PROGNÓSTICO GERAL DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES.
Resumo
Esta Revisão Integrativa tem a finalidade de apresentar o conceito de doenças neuromusculares, demonstrar as classificações, a etiologia, a epidemiologia, os critérios de diagnósticos e o prognóstico geral das Doenças Neuromusculares. A pesquisa foi baseada em revisão literária com procura em bases eletrônicas, busca manual em periódicos e a utilização de material não publicado. Utilizamos o método de coleta de dados por meio de “bola de neve” reunindo as mais importantes informações e adicionando-as a revisão.
1 INTRODUÇÃO
Doenças neuromusculares (DNMs) são diferentes afecções decorrentes do acometimento primário da unidade motora, composta pelo motoneurônio medular, raiz nervosa, nervo periférico, junção mioneural e músculo. (REED)
Englobando todas as DNMs temos 50 tipos diferentes que atingem uma em cada mil pessoas. Isso significa que, no Brasil, mais de 200.000 pessoas são atingidas por essas doenças graves e incapacitantes. Esses fatos têm chamado à atenção de pesquisadores em torno do mundo, pois não se têm grandes pesquisas dessas doenças (ZATZ).
Segundo a Associação Portuguesa de doentes neuromusculares estima-se que em Portugal, país com cerca de 10 milhões de habitantes, e de acordo com dados internacionais, existam cerca de 5000 doentes com DNMs que se encontram distribuídos por diferentes patologias.
Um inquérito realizado em 11 das 13 Consultas de Neuropediatria existentes no país revelou a existência, nos últimos 10 anos, de 659 doentes com DNMs em idade pediátrica. Em 599 destes doentes foi identificada uma doença genética. Na maioria destas crianças o apoio precoce a estas situações, por parte dos pais e técnicos de saúde, nomeadamente no respeitante ao diagnóstico e terapêutico, faz-nos prever que atingiram, ou irão atingir, a idade adulta com situações