Doenças Musculares
A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. A fibromialgia não provoca inflamações nem deformidades físicas, mas pode estar associada a outras doenças reumatológicas o que pode confundir o diagnóstico..
Sintomas
Dor generalizada e recidivante;
Fadiga;
Falta de disposição e energia;
Alterações do sono que é pouco reparador;
Síndrome do cólon irritável;
Sensibilidade durante a micção;
Cefaleia;
Distúrbios emocionais e psicológicos.
Tratamento
O tratamento da fibromialgia exige cuidados multidisciplinares. No entanto, tem-se mostrado eficaz para o controle da doença:
Uso de analgésicos e antiiflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
Atividade física regular;
Acompanhamento psicológico e emocional; Massagens e acupuntura.
TENDINITE A tendinite é uma inflamação na estrutura que liga os músculos aos ossos, provocando dor localizada e dificuldade em movimentar o membro afetado. O tratamento da tendinite pode ser feito com uso de remédios receitados pelo médico e também com algumas sessões de fisioterapia. Além disso é importante repousar a região afetada para que o tendão tenha a possibilidade de curar.
Os sintomas gerais da tendinite são dor localizada no tendão afetado, que piora ao realizar movimentos ou alongamentos, dificuldade em realizar certos movimentos, diminuição da força e da flexibilidade e em alguns casos pode haver uma leve vermelhidão e pequeno inchaço local.
A tendinite pode ocorrer em qualquer tendão do corpo, mas ela é mais frequente no ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho e tornozelo.
Sintomas de tendinite no punho e mão
Os sintomas específicos da tendinite no punho ou mão são:
Dor localizada no punho que piora ao