Doença do Sistema Esquelético , Muscular , Respiratório e Circulatório
1- Osteoporose
1.1 O que é osteoporose
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento, e é mais comum em mulheres do que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.
1.2 Epidemiologia
A osteoporose é um problema de saúde pública mundial cuja importância e cujo impacto vêm crescendo nas últimas décadas. Graças aos avanços da medicina, as pessoas estão atingindo idades mais avançadas e, desta forma, a maioria das populações está envelhecendo. Uma pesquisa realizada na Comunidade Européia estima que até o ano 2040 o número de idosos irá dobrar nesse continente e, em conseqüência, o número de fraturas devidas à osteoporose irá aumentar entre 50% e 300%.
A osteoporose atualmente afeta mais de 75 milhões de pessoas na Europa, Japão e os Estados Unidos, com um risco estimado de fraturas ao redor 15%. Dados norte-americanos mostram que as fraturas devido à osteoporose são mais graves, letais em 12 a 20% dos casos. Sabe-se que a incidência de osteoporose entre mulheres chilenas acima de 50 anos de idade é de 22%.
No Brasil, há escassez de dados referentes à população acometida pela osteoporose. Estima-se que aproximadamente 10 milhões de brasileiros sofram com osteoporose, sendo que 2,4 milhões sofrem fraturas anualmente e destes, cerca de 200 mil morrerão em decorrência direta de suas fraturas. Calcula-se que a osteoporose afete cerca de 35% das mulheres acima de 45 anos de idade em