Doenças Mentais
DE
PSIQUIATRIA
Oligrofenia – Retardo Mental
Esquizofrenias
Síndrome de Down
Psicótico Maníaco Depressivo
Neurose
Estagiária: Mariza Francisca dos Santos
Fonte de dados: Manual do auxilia Psiquiátrico do site www.psiquiatriageral.com.br
Oligofrenias
Idiotia, Imbecilidade, Debilidade Mental As oligofrenias são enfermidades que se caracterizam por uma deficiência global de toda atividade psíquica. Os oligofrênicos são freqüentemente classificados de acordo com seu nível de desenvolvimento mental: o idiota (1 a 3 anos), o imbecil (3 a 6 anos), o débil mental (9 a 12 anos). A deficiência psíquica pode ser motivada por uma série de causas que podem ter atuado antes do nascimento (vida intra-uterina), durante o nascimento (trabalho de parto) e após o nascimento (vida extra-uterina). As causas podem ser as mais variadas: hereditariedade, alcoolismo dos pais, moléstias da mãe durante a gestação, traumatismos antes e durante o parto, sífilis congênita e numerosas doenças, sobretudo moléstias infecciosas e traumatismos que podem atingir a criança durante os primeiros meses de vida.
Sintomas
Os sintomas são variáveis, conforme o grau da deficiência. O idiota não consegue aprender a falar. O imbecil já consegue aprender a linguagem de modo relativamente satisfatório. O débil pode até ser alfabetizado por métodos especiais. As deficiências dos idiotas e dos imbecis profundos são tão grandes que pouco se pode esperar deles. Franco da Rocha costumava ensinar: "O idiota não consegue entender um recado, o imbecil vai levá-lo, mas no meio do caminho dele se esquece, o débil é capaz de levar e dar o recado". Ao lado das deficiências mentais, os oligofrênicos costumam apresentar também numerosas malformações e defeitos físicos.
Como Cuidar desses Pacientes
O temperamento e as reações variam tanto entre esses pacientes quanto entre as pessoas normais, de maneira que você deve conhecê-los bem, a fim de saber como tratá-los. Os idiotas e os