Doenças infecciosas
INTRODUÇÃO
A Dengue é uma doença infecciosa causado pelo vírus da dengue, um arbovírus que pertence à família Flaviviridae, que no Brasil é conhecido como o Aedes Aegypti. Existem quatro tipos diferentes do vírus do dengue DEN 1, DEN 2, DEN 3, DEN 4, que são encontrados em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil.
O mosquito Aedes Aegypti chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações. Atualmente no Brasil existem muitos registros de epidemias de Dengue, a primeira epidemia de dengue no Brasil foi registrado em 1685 em Recife. A dengue chegou ao Rio de Janeiro em 1846, onde foi constatada a primeira epidemia no estado.
A Hipertensão é uma doença que acontece em crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como conseqüência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.
Capítulo I: DENGUE UMA DOENÇA INFECCIOSA
1 - Transmissão
A transmissão é feita pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti , pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas. Um único mosquito que pode viver em media 45 dias pode contaminar até 300 pessoas. Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas da dengue podem ser percebidos. Quando uma pessoa é infectada por um dos 4 tipos do vírus, torna-se imune a todos os tipos de vírus durante alguns meses e posteriormente mantém-se imune, pelo resto da vida, ao tipo pelo qual foi infectado. Se voltar a ter dengue,