doenças infecciosas cardiacas
É um processo infeccioso do endocárdio (membrana que envolve as cavidades e as válvulas cardíacas), causado por uma invasão de bactérias e de outros microorganismos provenientes de uma contaminação da corrente sanguínea. Pode ser decorrente de intervenções odontológicas, no sistema geniturinário, no gastrointestinal e sistema respiratório.E causa mais em pessoas idosas,com baixa imunidade,as portadoras de cateteres e próteses valvares e as viciadas em droagas endovenosas.
Sinas e Sintomas
Por infecção sistêmica: febre, calafrios, mal-estar geral, fadiga, fraqueza, anorexia;
À lesão intravascular:dispnéia,dor torácica,extremidades frias e úmidas,petéquias e hemorragias na forma de chama de vela;
Reação imunológica:dor nas articulações,proteinúria e hematúria,entre outros.
Complicações
Destaca a lesão da válvula mitral que leva a insuficiência cardíaca congestiva (ICC),à embolia pulmonar e aos abscessos cerebrais.
Tratamento
Combater o microorganismo com antibioticoterapia e fazer a correção cirúrgica da válvula lesada. No alivio a dor manter o cliente de forma confortável, favorecendo o repouso. Controlar a febre.A função cardíaca ,é preciso avaliar o pulso,observar sinais da fadiga,dispnéia e inquietação.Na hora que a pessoa melhorar iniciar um programa de atividade física,que requer controle da pressão arterial,pulso e a observação de vertigem e de fraqueza.
Miocardite
É uma inflamação da parede miocárdica, resultante de um processo infeccioso de origem viral(caxumba,gripe,rubéola),parasitária(doença de chagas),radiativa ou por agentes tóxicos e outras drogas.As pessoas mais susceptíveis são as que apresentam infecções sistêmicas agudas,as tratadas com medicamentos imunossupressores ou portadoras de endocardite infecciosa. Apresenta de forma aguda ou crônica,tendo como complicações a insuficiência cardíaca congestiva(ICC).hipertrofia do ventrículo e arritmias graves e letais.
Sinais e Sintomas