Tratamento de resíduos
Na atualidade, cada vez mais se torna evidente a necessidade de se dar uma destinação final ambientalmente adequada aos resíduos sólidos orgânicos, uma vez que estes são a maior parte do lixo produzido pelo homem, que tem ampliado sua capacidade de alterar o meio ambiente de modo a gerar conseqüências negativas, como a geração de resíduos em larga escala e o esgotamento de recursos naturais.
Este lixo disposto no meio ambiente de maneira incorreta pode gerar inúmeros problemas, como a contaminação de solo e água, a lixiviação de nutrientes e a emissão de gases poluentes.
A destinação adequada de resíduos sólidos é indiscutivelmente um aspecto que deve ser tratado com ações mais intensas para combater a crise ambiental. O gerenciamento dos resíduos sólidos é de fundamental importância para a qualidade de vida de uma comunidade, bem como para o desenvolvimento sustentável da sociedade, pois, gerenciados de maneira adequada os resíduos sólidos podem proporcionar benefícios sociais, econômicos e ambientais, bem como evitar conseqüências negativas originadas pela falta do mesmo.
Este trabalho tem por objetivo apresentar os tipos de lixo produzidos em restaurante e os diversos tratamentos para esses resíduos evitando assim a proliferação e contaminação de indivíduos por bactérias e microorganismos nocivos ao homem.
Resíduos sólidos
O lixo é tecnicamente chamado de Resíduo Sólido quando, como qualquer material, não possuir valor suficiente para ser conservado. Ele resulta da atividade humana e, por isso, é considerado inesgotável, sendo diretamente proporcional à intensidade industrial e o aumento populacional. O lixo pode ser parcialmente utilizado, gerando entre outros aspectos, proteção à saúde pública e a economia de recursos naturais.
De acordo com a Norma Brasileira NBR–10004 (2004), assim define lixo: “resíduos nos estados sólidos e semi-sólidos, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial