Doenças do sistema endócrino
Sistema Endócrino:
Formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.
Freqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso. O sistema nervoso fornece ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, assim o sistema endócrino regula a resposta interno do organismo a esta informação. Dessa forma a ação de ambos atua na coordenação e regulação das funções corporais.
Colesterol:
O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. O colesterol está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol:
• LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento.
• HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.
Diabetes:
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde, e quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como ataque cardíaco, derrame cerebral, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. A diabetes tem como principal causa o fator genético e estima-se que cerca de 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico. Existem dois tipos de diabetes:
-Diabetes tipo 1
-Diabetes tipo 2
Acromegalia:
Acromegalia é uma síndrome causada pelo aumento da secreção do hormônio de