Doenças Relacionadas ao Sistema Endócrino
Insônia:
A Insônia, uma incapacidade de um indivíduo em conseguir qualidade ou quantidade suficiente de sono. Suas causas podem ser hiperatividade da glândula tireóide, diabetes, contrações musculares violentas, ingestão de estimulantes, etc. Estima-se, porém, que mais de 75% dos casos têm uma causa psicológica.
Sintomas da insônia
O principal sintoma da insônia é problema para cair no sono e/ou manter-se dormindo. A pessoa com insônia pode:
* Ficar acordado na cama por longo tempo antes de dormir.
* Dormir somente por curtos períodos de tempo.
* Ficar acordada na maior parte da noite.
* Sentir como se não tivesse dormido nada.
* Acordar muito cedo.
A falta de sono também pode causar outros sintomas. A pessoa pode acordar sentindo cansada e ficar extenuada durante o dia. Ela também pode ter problema para concentrar-se em tarefas. A insônia também pode causar ansiedade, depressão e irritação. Insônia pode afetar as atividades cotidianas e causar problemas sérios. Por exemplo, a pessoa pode ficar sonolenta ao dirigir, o que é uma causa comum de acidentes de carro. Em mulheres mais idosas, pesquisas mostram que insônia eleva o risco de quedas.
Tratamentos:
Se a insônia estiver afetando suas atividades cotidianas você deve procurar um médico. Tratamentos para insônia podem evitar problemas e sintomas relacionados a essa condição. Além disso, sono ruim pode ser sinal de outros problemas de saúde. Encontrar e tratar esses problemas pode melhorar tanto a saúde quanto o sono.
Mudanças no estilo de vida podem freqüentemente ajudar a aliviar insônia aguda (de curto prazo). Essas mudanças podem tornar mais fácil cair no sono e continuar dormindo. Terapia psicológica chamada terapia cognitiva comportamental pode ajudar a aliviar ansiedade relacionada à insônia crônica. Ansiedade tende a prolongar a insônia. Vários medicamentos também podem ajudar a aliviar a insônia e re-estabelecer padrão de sono regular. Porém, se a