Doenças do sistema endocrino
Doenças do sistema endócrino.
Serie: 2°C
Nome: Silvia Scheide Serrano
N°: 16
Introdução
O sistema endócrino é formado por glândulas que segregam diferentes tipos de hormônios que regulam o metabolismo de crescimento e desenvolvimento, a função do tecido, a função sexual, o sono, o humor, entre outros. Os hormônios podem estimular ou inibir as funções metabólicas. Se os hormônios da eritropoetina e renina estão elevados ou abaixo do normal, é provável existir um problema com o sistema endócrino. Infecções, stress e mudanças de fluidos do sangue e equilíbrio de eletrólitos também podem influenciar os níveis hormonais. A doença endócrina mais comum é a diabete. Desequilíbrios hormonais podem ter um impacto significativo nos sistemas de reprodução, particularmente nas mulheres. Outras doenças comuns do sistema endócrino é o hipotireoidismo, a hipoglicemia, doenças metabólicas, hipertireoidismo, distúrbios na hipófise, entre outras.
Acromegalia
A acromegalia é uma síndrome causada pelo aumento da hipersecreção do hormônio do crescimento (GH e IGF-I), quando ocorre em idade adulta. Quando esse crescimento da adolescência é chamado de gigantismo. Como ocorre da fase adulta o crescimento se dá nas partes moles e não no crescimento longitudinal, como no gigantismo.
É causada pela produção excessiva de GH, quando as cartilagens de crescimento já se encontram fechadas, inativas, causando aumento das mãos e dos pés. Os principais sintomas dessa doença são o aumento da mandíbula, língua, ossos da face, perdas dentarias, além do aumento das mãos e dos pés. Os pacientes também podem apresentar dores nas articulações, engrossamento da pele com o aumento de oleosidade, sudorese, aumento com os órgãos genitais, distúrbios menstruais, e alterações metabólicas (diabetes, pressão alta, aumento de colesterol, etc..) Quando o diagnóstico é tardio, podem ocorrer alterações visuais devido à compressão do nervo óptico por parte do tumor