Doenças do milho
Doenças:
Podridão de sementes e morte de sementes seedlings (Pythium spp. , Diplodia maydis) é uma doença da cultura do milho que o patógeno e transmitido pela sementes, temperatura ideal para este é abaixo 15ºC.
As podridões do colmo (Rhizoctonia) na cultura do milho podem ocorrer antes da fase de enchimento dos grãos, em plantas jovens e vigorosas, ou após a maturação fisiológica dos grãos, em plantas senescentes.
Podridão bacteriana do colmo (Erwinia chrysanthemi pv. Zeae) a água livre no solo favorece o fungo causador da doença .
A podridão bactéria causa redução do enchimento de grãos e é comum e todas as regiões produtoras os sintomas são morte prematura, podridões do tipo aquosa e exalam odor desagradável. Altas temperaturas e umidade favorecem está doença o manejo desta doença deve ser efetuado com cultivares resistentes manejo da água e irrigação. A podridão do colmo por diplodia ( Diplodia maydis) . Possui o sintoma característico de mancha marrom nos entre nós inferiores.
Podridão de colmo causada por fusarium (Giberella moniliforme) esta prodridão aumentou nas regiões produtoras é transmissível por sementes e grãos ardidos, os sintomas, apresenta a medula do colmo esbranquiçada, bronzeada a rosa, progride da base para a parte superior da planta. A infecção ocorre pelas raízes ou por ferimentos no colmo em períodos secos seguido de período chuvoso e em temperaturas entre 20 a 25 ºC , o manejo da doença é utilização de cultivares resistentes a colheita em época apropriada e rotação de culturas.
Podridão de colmo (Colletotrichum graminicola), aumento da incidência associado ao