Doenças de chagas e esquistossomose
Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM
Curso de Ciências Biológicas
Disciplina de Parasitologia
Professor Sidney
Aluno: Francisco José
ESQUISTOSSOMOSE e
DOENÇA DE CHAGAS
Limoeiro do norte – CE
1 - INTRODUÇÃO
A doença de chagas e a esquistossomose são doenças infecciosas causadas por parasitas. Os as informações a seguir visam trazer um pouco mais de informações a respeito dessas doenças para que as conheçamos um pouco mais aprofundadamente, seu andamento e evolução. Espero que todo venha ler esse trabalho adquira mais conhecimento e segurança sobre essas doenças parasitas.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 - Doença de Chagas
A doença de Chagas, uma doença infecciosa causada por um protozoário parasita chamado Trypanosoma cruzi, nome dado por seu descobridor, o cientista brasileiro Carlos Chagas, em homenagem a outro cientista, também, brasileiro, Oswaldo Cruz. Adquire-se através da entrada do Trypanosoma no sangue dos humanos a partir do ferimento da “picada” por triatomas. Estes triatomas, ou barbeiros, alimentam-se de sangue e contaminam-se com o parasita quando sugam sangue de animais mamíferos infectados, que são os reservatórios naturais (bovinos, por exemplo) ou mesmo outros humanos contaminados. Uma vez no tubo digestivo do barbeiro, o parasita é eliminado nas fezes junto ao ponto da “picada”, quando sugam o sangue dos humanos que por aí infectam-se.
A doença possui uma fase aguda e outra crônica. No local da picada pelo “vetor” (agente que transmita a doença, no caso, o barbeiro), a área torna-se vermelha e endurecida, constituindo o chamado chagoma, nome dado à lesão causada pela entrada do Trypanosoma. Quando esta lesão ocorre próxima aos olhos, leva o nome de sinal de Romaña. O chagoma acompanha-se em geral de íngua próxima à região.
Após um período de incubação (período sem sintomas) variável, mas de não menos que uma semana, ocorre febre, ínguas por todo o corpo, inchaço do