Doenças da Pele
Esse trabalho apresenta as seguintes questões sobre problemas relacionadas à pele:
- Espinhas
- Calo
- Eczema
- Fogo - Selagem
- Furúnculo
- Micose
- Rugas
- Sardas
Nelas são tratados a explicação de cada um dos problemas, a maneira popular de tratá-los e o tratamento recomendado por médicos dermatologistas especialista em cuidados com a pele.
- Espinhas (Acne)
Forma popular de tratar as espinhas é Acne que é uma afecção (doença) da pele na qual ocorre obstrução dos poros levando a formação de pontos negros ou brancos (conhecidos como cravos ou comedões), lesões inflamadas (pústulas ou espinhas) e lesões mais profundas (nódulos e cistos). As espinhas (acne) se manifestam principalmente no rosto, mas também ocorrem no colo, pescoço, dorso, ombros e braços. A maioria dos adolescentes sofre de algum tipo de acne, mas adultos de 20 a 40 anos também podem ser acometidos. Habitualmente a acne desaparece ao longo dos anos, inclusive, muitas vezes sem tratamentos. A acne pode desfigurar e perturbar o paciente. A acne não tratada pode deixar cicatrizes permanentes, sendo que as mesmas podem ser tratadas posteriormente por um dermatologista. Para evitar as cicatrizes, é fundamental tratá-las precocemente.
- Tratamento Recomendado: Para as Espinhas (Acne)
Os tratamentos variam de acordo com a gravidade da acne. Para casos mais leves existem medicamentos tópicos em forma de cremes (em gel).
Para casos mais graves, existem antibióticos e antiinflamatório via oral. O tratamento mais conhecido é feito com isotretinoína, um medicamento que regula a produção de gordura pelo organismo.
As mulheres ainda podem contar com o uso de pílulas anticoncepcionais para auxiliar na regulação hormonal.
- Calos
Na dermatologia, um calo é uma área dura de pele que se tornou grossa e rígida como uma resposta a repetidos contatos e pressões. Na botânica, o termo também é utilizado com uma condição de rigidez em superfícies de plantas ou folhas. Já que o contato repetido