Doenças da hepaite
Hepatite B
Ciclo de vida dos Vírus
• O vírus da hepatite B, tal como todos os vírus, tem que primeiramente se ligar a uma célula capaz de suportar a sua replicação . Embora as células do fígado sejam as mais efetivas para a replicação do VHB, existem outros locais extrahepáticos que também conseguem suportar a replicação, mas a um nível mais baixo.
Modo de contagio
A transmissão dá-se por transfusão de sangue ou contato com fluidos corporais contaminados.
Saliva
Leite
Sêmen
Sintomas
Perda de apetite
Febre baixa
Dores nas juntas posteriores
Icterícia
Maneiras de Prevenção
Não há tratamento, mas como prevenção pode-se utilizar vacinas. Dentre as medidas preventivas destacam-se:
O não compartilhar objetos como: lâminas de barbear, escovas de dentes e seringas.
O uso de preservativos
Hepatite C
É causada pelo vírus Hepatitis C (HCV), um vírus envelopado com RNA de cadeia simples.Os sintomas são leves ou subclínicos; 50% dos casos, porém, evoluem para hepatite crônica.A transmissão dá-se por transfusão de sangue contaminado; durante relações sexuais, quando há contato sanguíneo entre os parceiros; de mãe contaminada para o feto por meio e hemorragias placentárias. Muitos casos crônicos respondem ao tratamento com interferon alfa, mas são frequentes as recaídas.
Hepatite D
É causada pelo vírus da hepatite D, conhecido também como vírus delta(HDV). Esse é um vírus que não consegue produzir envoltório proteico e, por isso, está sempre associado ao vírus da hepatite B (HBV), utilizando o capsídio deste para sair da célula hospedeira e infectar outras células. A pessoa nunca é infectada apenas pelo HDV, adquirindo esse vírus juntamente com o HBV ou se já estiver contaminada por ele.Os sintomas são os da hepatite B. Não há tratamento e as medidas preventivas são as mesmas que se utilizam para a hepatite B.
Hepatite E É causada pelo vírus Hepatitis E (HEV), e não é envelopado com RNA de cadeia