Doenças causadas por virus bacterias e fungos
Agente Etiológico Bactéria Clostridium perfringens.
O que significa É uma forma grave de gangrena (necrose tecidual), que produz gás entre os tecidos. Trata-se de uma emergência médica.
Sintomas A inflamação começa apresentando um inchaço tecidual no local da infecção, extremamente doloroso, de cor pálida passando para um vermelho-acastanhado. Pressionando-se a área inchada, pode-se sentir uma sensação crepitante, revelando a presença do gás no tecido. As beiradas da área infectada expandem-se em poucos minutos, de forma tão rápida que as alterações são visíveis. O tecido afetado fica completamente destruído. As espécies de Clostridium produzem diversos tipos de toxinas, quatro das quais (alfa, beta, ípsilon e jota) são fatais. Causam também necrose tecidual, destruição dos glóbulos vermelhos do sangue (hemólise), diminuição da circulação local (vasoconstrição) e infiltração nos vasos sangüíneos (aumento da permeabilidade vascular). Essas toxinas são responsáveis tanto pelo destruição dos tecidos locais, como pela sintomatologia sistêmica (sintomas gerais). Os sintomas sistêmicos se manifestam desde o início da infecção e consistem em sudorese, febre e ansiedade. Se o paciente não receber tratamento, manifestam-se: choque, síndrome caracteriza por queda da pressão sangüínea (hipotensão), insuficiência renal, coma e por fim, óbito.
Tratamento É necessária a imediata remoção cirúrgica do tecido infectado, danificado e necrosado (debridamento). A amputação pode ser indicada para controlar a disseminação da infecção. Devem ser administrados antibióticos, de preferência do tipo penicilina, inicialmente por via intravenosa (por veia) e analgésicos, para controlar a dor.
Tem-se utilizado o oxigênio hiperbárico com resultados variados.
Controle É necessário limpar cuidadosamente qualquer lesão cutânea, ficar atento aos sinais de infecção, como vermelhidão, dor, secreção de líquidos ou