Doenças causadas por platelmintos
Esquistossomose
A esquistossomose é uma verminose que afeta milhões de brasileiros! É causada pelo esquistossomo, que vive nas veias do intestino humano.
As fêmeas botam seus ovos, que podem ser levados pelo sangue ou cair no intestino, misturando-se com as fezes. Sendo levadas pela circulação e transformado-se em larvas, vão atacar outros órgão, como o fígado e obaço. Esses órgãos ficam muito inchados e forma-se muita água no abdômen, constituíndo o que o povo chama de barriga d’água. Além disso, algumas veias do estômago e do esôfago rompem-se, podendo sangrar muito.
Transmissão da Esquistossomose
Os ovos que caem no intestino são liberados com as fezes e se transformam em larvas.
As larvas penetram em certos caramujos e se modificam, ainda dentro deles. Saindo dos caramujos, as larvas ficam na água e podem penetrar nas pessoas por qualquer parte do corpo, através da pele. Causam muita coceira no local por onde atravessam a pele.
Entrando na circulação, as larvas transformam-se em vermes adultos e instalam-se principalmente nas veias do intestino.
A infestação do homem pelo esquistossomo geralmente ocorre quando está nadando, brincando ou trabalhando em lagoas ou em lugares alagados.
Prevenção da esquistossomose: Não tomar banho em lagoas, rios e alogos, proteger as partes do corpo que entram em contado com esses tipos de lugares. Combater os caramujos que abrigam as larvas. Defecar sempre em senitários.
Teníase
É a verminose causada pela tênia, ou solitária. Manifesta-se pelos seguintes sintomas: emagrecimento, diarreia, dor abdominal semelhante à dor de fome e que melhora quando a pessoa come.
Existem dois tipos principais de tênias:
- Taenia solium: cujas larvas vivem na carne do porco;
-Taenia saginata: cujas larvas vivem na carne do gado (boi).
Transmissão da teníase
As últimas proglótides geralmente contêm ovos maduros e são libertadas com as fezes. Os ovos ficam livres depois que as proglótides são