Doenças Causadas Por Nematelmintes
Os nematelmintes são animais de corpo cilíndrico, alongado e com filamentos, que possuem vida livre, vivendo em ambiente aquático ou terrestre, ou são parasitas de outros animais e plantas. Alguns desses animais são parasitas humanos, vindo a nos causar doenças, dentre elas podemos destacar a Enterobiose, a Ancilostomose, a Ascaridíase, a Estrongiloidíase ou a Filariose.
Enterobiose A Enterobiose é o nome da infecção causada pelo Enterobius vermicularis, vermes nematódeos com menos de 15 mm de comprimento e que parasitam o intestino humano. É uma das doenças parasitárias mais comuns do mundo, sendo frequente mesmo em países desenvolvidos, atingindo cerca de 11% a 21% da população por ano, sendo mais comum em crianças pequenas. A transmissão é feita por água, alimentos, poeira ou objetos, levados à boca, contaminados com os vermes. As fêmeas produzem grande quantidade de ovos na região perianal. Os ovos são transparentes, muito resistentes, leves e conseguem resistir até três semanas em ambientes domésticos. Crianças pequenas que coçam a área e colocam os dedos na boca podem se recontaminar mais de uma vez.
O sintoma característico da enterobíase é o prurido anal, que se exacerba no período noturno devido à movimentação do parasita pelo calor do leito, produzindo um quadro de irritabilidade e insônia. Outros sintomas comuns são:
– Coceira no ânus;
– Enjoo/náusea;
– Vômitos;
– Dores abdominais;
– Cólicas.
Em alguns casos ocorrem sangue nas fezes. É comum também que não haja sintomas além da coceira anal.
O tratamento de primeira escolha é o pamoato de pirantel, podem ocorrer efeitos colaterais como: dor de cabeça, tonturas e distúrbios gastrointestinais leves. Sugere-se na maioria dos casos a repetição do tratamento, para prevenir a resistência ao medicamento e diminuir as chances de contaminação. A higiene permite reduzir a probabilidade de contaminação, assim como a limpeza frequente dos quartos das crianças e, sobretudo em