Doenças causadas por Fungos em humanos
Entre patógenos fúngicos primários conhecidos se encontram quatro fungos ascomicetos, os patógenos dimórficos endêmicos Blastomyces dermatitidis, Coccidioides immitis (e C. posadasii), Hstoplasma capsulatum e Paracoccidioides brasiliensis. Cada um destes microrganismos possui fatores de virulência que lhes permitem romper ativamente as defesas do hospedeiro e que habitualmente restringem o crescimento invasivo de outros microrganismos. Quando um grande número de conídios desses quatro fungos é inalado por humanos, mesmo se esses indivíduos forem saudáveis e imunocompetentes, habitualmente ocorre infecção e colonização, invasão tecidual e disseminação sistêmica do patógeno. Como ocorrem com a maioria dos patógenos microbianos primários, estes fungos podem também agir como patógenos oportunistas, uma vez que as formas mais severas de cada uma destas micoses são vistas mais frequentemente em indivíduos com comprometimento das defesas imune inata e adquirida. Muitos tipos de fungos ao se instalarem no corpo humano podem provocar doenças. Grande parte destes fungos buscam locais quentes e úmidos no corpo para se desenvolverem. Estes fungos costumam se instalar na pele, couro cabeludo e unhas.
Doenças causadas por fungos em humanos Em alguns casos os fungos podem conviver pacificamente com o homem, mas, em outros podem desencadear doenças e complicações.
Na natureza encontramos diversos tipos de fungos, seres de formação e desenvolvimento simples, que crescem facilmente. Os fungos podem variar em organismos macroscópicos, como os cogumelos ou em formas microscópicas como os bolores, mofo e leveduras. Na microbiota humana há fungos que, em equilíbrio, não causam nenhum dano à saúde humana, entretanto, existem aqueles que são extremamente prejudiciais à saúde do homem, podendo causar uma série de doenças, infecções e intoxicações.
Principais doenças causadas por fungos
Tinea da Virilha:
Micose