Zoonoses
Existem, no entanto, muitos parasitas que não causam doenças em animais, mas que, transmitidos ao homem, encontram nesse novo hospedeiro melhores condições de desenvolvimento e multiplicam-se ativamente, aproveitando-se das insuficiências defensivas desse último e acarretando graves lesões.
Algumas doenças transmitidas por animais aos seres humanos.
1.1 Criptococose
É uma das principais zoonoses causadas por fungos. A doença é transmitida principalmente pelas aves e provoca um quadro neurológico nos humanos. O sintoma mais grave provocado por essa doença é a meningite.
1.2 Esporotricose É uma micose causada por fungos, que atingem animais e seres humanos e é encontrado na natureza, principalmente em plantas ou em terra rica em matéria orgânica.
1.3 Larvas Migrans Cutânea É uma zoonose causada por larvas de parasitas intestinais de cães e gatos que penetram na pele humana. A larva migrans cutânea tem sido registrada em diversos países, principalmente nos de clima subtropical e tropical, sendo mais frequente na região litorânea, onde há calor e umidade em condições ideais ao desenvolvimento desses parasitas. No Brasil é muito comum, especialmente em crianças que se contaminam ao brincar em tanques de areia, praias ou praças.
1.4 Leptospirose
Doença causada por uma bactéria que atinge animais e seres humanos, na sua forma mais grave ataca os vasos sanguíneos. No meio ambiente, ela é muito sensível: morre na presença de cloro e só se mantém viva na água ou lama. Essa doença leva de três a quinze dias para se manifestar depois que penetrou no organismo. Não existe vacina contra leptospirose para o ser humano, embora exista pra cães e para o gado.
1.5 Micoses Superficiais de Pele
Conhecidas como dermatofitoses ou "tinhas" em alguns casos, são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e pêlos ou cabelo. Esses fungos estão por toda a parte, podendo ser encontrados no solo e na pele de pessoas, cães e gatos sadios. A