Doenças causadas por Bactérias
AGRONOMIA
1º SEMESTRE
Doenças causadas por bactérias nas culturas do MS
Alves Barbosa
Campo Grande - MS
05/ 2014
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado abaixo tem como principal característica mostrar e esclarecer nomes, bactérias e seus sintomas em cinco das principais culturas encontradas no estado de Mato Grosso do Sul.
1. Bactérias na cultura Cana de Açúcar
1.1 Escaldadura (Xantomonas albilineans.)
Os sintomas são determinados por duas estrias cloróticas e finas nas folhas e bainhas, podendo também aparecer manchas cloróticas no limbo foliar e brotações laterais de baixo para cima no colmo doente. As folhas tornam-se anormais, duras, subdesenvolvidas e eretas. Pontuações avermelhadas são observadas na região do nó, quando o colmo é seccionado longitudinalmente. A escaldadura provoca baixa germinação das mudas, morte dos rebentos ou de toda a touceira, desenvolvimento subnormal das plantas doentes, entrenós curtos e baixo rendimento em sacarose.
1.2 Raquitismo das soqueiras ( Leifsonia xyli subsp. Xyli)
As mudas portadoras do raquitismo exibem germinação lenta e desuniforme, e os maiores prejuízos ocorrem nas soqueiras com baixo perfilhamento, internódios curtos, com subdesenvolvimento geral e desuniforme no talhão.
A doença leva a um crescimento retardado das touceiras e colmos menores, tornando o canavial desuniforme. Nas touceiras doentes observa-se então, colmos mais finos e internódios (região entre os nós) curtos, o que causa redução da produtividade. Se faltar água às plantas durante a manifestação do raquitismo da soqueira, seus efeitos serão mais intensos e ocorrerá enrolamento das folhas.
1.3 Estria vermelha – Bactéria Acidovorax avenae
A doença manifesta-se com o aparecimento de estrias finas e longas nas folhas e podridão do topo do colmo. Nas folhas os sintomas evoluem para uma coloração vermelho-marrom.