Doenças causadas por bactérias, sintomas, transmissão e tratamento
Sintomas: Os sintomas são vontade constante de urinar, ardência durante a micção, dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre, mau cheiro e sangue na urina, febre.
Tratamento: O tratamento da cistite é feito à base de antibióticos.
Prevenção: Algumas medidas podem ser tomadas para evitar a cistite, como: beber muita água, urinar com frequência, evitar roupas íntimas muito justas, intensificar os cuidados com a higiene pessoal.
2-COQUELUCHE:
Sintomas: Os primeiros sintomas são semelhantes aos da gripe e consistem em tosse, coriza, febre e olhos irritados: pertencentes ao estágio catarral. O próximo estágio, paroxístico, se desenvolve cerca de duas semanas após o anterior e tem como característica acessos de tosses sucessivas, com intervalos variáveis. Estas podem estar acompanhadas de muco, e a ocorrência de vômito é possível.
Tratamento: O tratamento deve ser feito sob orientação médica e consiste basicamente no uso de antibióticos.
Prevenção: Quanto à prevenção, o uso precoce da vacina é imprescindível. Em crianças, ela é distribuída gratuitamente em postos de saúde e é feita em três doses (aos 2, 4 e 6 meses de idade) e dois reforços (aos 15 meses e aos 4 anos), mantendo a imunização por aproximadamente dez anos.
3-FEBRE REUMÁTICA:
Sintomas: Os principais sintomas da febre reumática são febre, edema (inchaço) e dores nas articulações, impossibilitando, muitas vezes, a criança de andar por causa da dor. Quando a doença atinge o coração, o paciente sente cansaço contínuo e falta de ar.
Prevenção: Uma das formas de prevenção é fazer o tratamento logo que a faringite estreptocócica é diagnosticada, porém a realidade socioeconômica do país, determinada pela desigualdade social, dificulta o acesso da população aos procedimentos e exames que permitem distinguir a instalação ou não de uma infecção por estreptococos em quadros de gripe ou resfriado.
Tratamento: O tratamento da febre reumática é feito com o uso de antibióticos à base de