Doenças causadas por bactérias
Modo de transmissão: O botulismo é adquirido através da ingestão de alimentos contaminados com a toxina botulínica. Nos produtos alimentícios preparados ou conservados por métodos que não destroem os esporos do Clotridium botulinun, ocorre a formação das toxinas.
Sintomas: Pode estar acompanhado, inicialmente, de diplopia, boca seca, disfagia, disfonia e fraqueza muscular progressiva, que evolui para paralisia respiratória. Tremores e vômitos também podem aparecer. O botulismo do lactente atinge, principalmente, menores de 1 ano, e, ocasionalmente adultos; caracteriza-se por tremores, hipotonia , inapetência, disfagia e pode evoluir para insuficiência e parada respiratórias.
Prevenção: É importante não consumir alimentos que estejam em latas com tampas estufadas ou com odor rançoso. As pessoas que preparam enlatados e conservas caseiras devem conhecer as técnicas de conservação: tempo, preparo e temperatura adequada para destruição dos esporos do bacilo do botulismo.
Tratamento: O paciente deverá ser encaminhado à Unidade de Tratamento Intensivo, para tratar a insuficiência respiratória aguda e receber tratamento suporte às complicações. Quando disponível, poderá ser utilizada a antitoxina botulínica trivalente. Seu uso não é recomendado em crianças.
Brucelose: A via mais freqüente de transmissão é o trato gastro-intestinal, mas infecções via trato respiratório, trato genital, conjutivas e pele também podem ocorrer.
Modo de transmissão: A forma de transmissão mais comum é a ingestão ou inalação de aerossóis provenientes de material abortado ou de secreções de abortamentos.
Sintomas: Os sintomas de brucelose aparecem entre cinco e trinta dias após ter tido contato com a bactéria; manifesta-se como uma gripe, com febre intermitente e