Doenças causadas por Bacteria
Pneumonia
Histórico- No entanto, Hipócrates referidos pneumonia como uma doença "chamada por antigos." ele também relatou os resultados de drenagem cirúrgica de empyemas. Maimonides (1138–1204 AD) observado "os sintomas básicos que ocorrem em pneumonia e que nunca faltam são os seguintes: febre aguda, furando dor [pleuritic] no lado, curtas respirações rápidas, pulso serrilhado e tosse." essa descrição clínica é bastante semelhante aos encontrados em livros modernos, e reflecte o grau de conhecimento médico até a idade média até o século XIX.
Bactérias foram vistas pela primeira vez nos airways de indivíduos que morreram de pneumonia por Edwin Klebs em 1875. Os trabalhos iniciais identificando os dois comum bacteriana causas “Streptococcus pneumoniae” e “Klebsiella pneumoniae” foi realizado por Carl Friedländer e Albert Fränkel em 1882 e 1884, respectivamente. Os trabalhos iniciais do Friedländer introduziram a coloração de Gram, um teste de laboratório fundamentais ainda usado para identificar e categorizar as bactérias. Papel do Christian Gram descrevendo o procedimento em 1884 ajudou a diferenciar as duas bactérias diferentes e mostrou que a pneumonia pode ser causado por mais de um microorganismo.
Sir William Osler, conhecido como "o pai da medicina moderna," apreciado a morbilidade e mortalidade de pneumonia, descrevendo-o como o "capitão dos homens da morte" em 1918, como ele tinha ultrapassado a tuberculose como uma das principais causas de morte em seu tempo. (A frase foi originalmente cunhada por John Bunyan diz respeito a consumo ou tuberculose.) No entanto, vários desenvolvimentos importantes no século XX melhoraram o resultado para aqueles com pneumonia. Com o advento da penicilina e outros antibióticos, modernas técnicas cirúrgicas e cuidados intensivos no século XX, a mortalidade de pneumonia caiu vertiginosamente no mundo desenvolvido. Vacinação de crianças contra cm Haemophilus influenzae ' tipo b começou em